Bolivia 2014 – 2015 – El Choro trek / Day 4: Bella Vista-Sandilani-Chairo-La Paz

 (FOR ENGLISH VERSION, SCROLL DOWN)

 A chuva começou a cair. A cada instante parava e depois recomeçava. Fui então pra dentro da barraca. Choveu forte a noite toda. No outro dia acordei cedo e toda a família já estava de pé se preparando para partir. A esposa de Sr. Francisco veio se despedir e disse que ia pra La Paz para o Ano Novo e que eu podia ficar à vontade. Em poucos minutos partiram todos e eu fiquei sozinho no local tentando secar minhas coisas ao sol. Mas a cada meia hora a chuva caia fraca de novo e eu tinha que recolher tudo pra depois recomeçar. Era chuva e sol. Teve até um arco-iris duplo !!

Arco-Iris duplo / Double rainbow

Arco-Iris duplo / Double rainbow

Finalmente por volta de meio dia, consegui secar tudo e partir pra ultima etapa da travessia: Buena Vista – Sandilani – Chairo – La Paz.
A chuva deu uma trégua mas depois de uma hora de caminhada voltou a cair e me acompanhou durante todo o dia. Chega um momento que você se acostuma com ela. Pés, corpo e mochila encharcados. Nestes dias vale muito, principalmente se faz frio, que a sua capa e o protetor de mochila sejam realmente impermeáveis (o que não era meu caso).

IMG_8560

Depois de algumas horas cheguei a Sandilani. É a localidade com melhor estrutura que havia passado até agora. Certamente devido a proximidade com Chairo, a primeira cidade que ficava “só” umas cinco horas à frente. Em Sandilani você encontra uma ou duas “tiendas” (pequenas lojas nas próprias casas dos moradores), camping, um pequeno restaurante e até uma pousada que me pareceu abandonada. De qualquer maneira a cidade estava deserta e tudo estava fechado. Todos foram passar as festas de final de ano nas cidades. Continuei meu caminho. Não via a hora de chegar e ainda faltavam longas horas.

IMG_8542

Depois de caminhar horas sem parar debaixo de chuva intensa finalmente cheguei a Chairo. Uma pequena cidade com um grande rio. Eram cinco horas da tarde e a primeira coisa que queria fazer era comer algo. Não parava de pensar que podia ser um prato-feito igual ao que eu havia comido na casa do Sr. Francisco em Bella Vista…Mas não foi não. Não havia quase nada pra comer devido ao horário e fiquei bastante feliz com um sanduíche de pão com ovo no segundo bar que encontrei saindo da trilha.

A moça que me serviu no bar me disse que, àquela hora, não havia transporte direto pra La Paz, só pra Coroico. Mas que eu podia caminhar “meia hora” até o proximo vilarejo onde havia um grande hotel e daí saíam vans direto pra La Paz. Neste dia descobri mais uma verdade: nunca confie nas distancias e tempos que os bolivianos te dizem. Foram duas horas e meia (!!) de caminhada rápida já que queria chegar antes de anoitecer.

Em Chairo, por sorte logo consegui uma van para La Paz que partiu e foi pegando mais e mais pessoas ao longo da pequena estrada. Pegamos a rodovia principal que leva a La Paz e , partir daí, subimos sem parar por pelo menos duas horas, saindo de 1300m de altitude (Chairo) até 3800m (La Paz). A rodovia de mão dupla é literalmente entalhada na rocha e com emergindo das profundezas da Terra por alguma fenda.

ENGLISH VERSION

Rain started to falls down stopping for a while each half an hour to restart just after. So, i came into the tent. It rained very strong all night long. Next day i woke up early and all family was already awake arranging everything to leave. Mr. Francisco´s wife came to say goodbye and told me they are going to La Paz for New year´s evening but i could stay like at home. Few minutes later they left and i stayed alone trying to dry my wet stuff in the sun that appeared for a while. But every few minutes rain insisted to fall down again and i had to pick up all my stuff . This sun-rain alternation bringed me a double rainbow !!

IMG_8552

Finally around noon, i could partially dry the stuff and leave for the last part of the path: Buena Vista-Sandilani-Chairo-La Paz. Around 7 hours walking.

Rain stopped but after one hour walking fell down again and followed me for all day long. At a certain point you get used with it. Feet, body and backpack, all wet. These days it is worth it, mainly if it is cold, that your coat and backpack protector are really water-resistant. What definitely was not my case.

After few hours i arrived to Sandilani. It is the village with better structure for tourism in all El Choro trek. Certainly due the proximity to Chairo, the first real city, “only” five hours walking ahead. In Sandilani there are few “tiendas” (small shops in the homes of inhabitants), organized camping site, a small restaurant and even a hostel that seemed to me abandoned. Anyway the village was desert. Probably everyone went way to enjoy Christmas and New Year´s parties in the cities. I continued my way. Could not wait to arrive and i´ve still had few long hours ahead.

IMG_8558

After walking for hours under intense raining finally i´ve got to Chairo. A small city with a large river. It was around 5pm and first wish i had was eat something. Couldn´t avoid thinking that my dish could be similar to that i got at Mr. Francisco´s home in Bella Vista.. But it wasn´t. There was almost nothing to eat because of time. So, i´ve got a sandwich of home made bread and eggs at second bar i´ve found on the left side of trail access;

IMG_8587

The young woman that served me in the bar told me that from Chairo, at that time, there was no direct transportation to La Paz, only to Coroico. But i could walk for “half an hour” untill next town where there was a huge hotel and, from there, vans go directly to La Paz all day long. That day i knew another truth: never trust when a bolivian tell you a distance or time to travel it. It was two hours and half (!!) of fast walking because i would like to arrive before night comes.

 In Chairo, by chance i´ve got soon a van to La Paz. It was picking up people all along the small road. Afterwards we´ve got the main road to La Paz and then, we went up the hill all the time for, at least, two hours from around 3900 ft (Chairo) untill 11400 ft. high (La Paz). It is a two-way road completely carved into rocky mountain and at that sunset time i had weird impression, with huge rock walls each side and sky above, that i was getting out from depths of  Earth by a gap.

Liked it?? Leave a comment below what do you think about. Thank you :-) Gostou?? Deixe um comentário abaixo sobre o que você achou. Obrigado.

